BOEING 747-8F CARGOLUX - 1:144
Saudações!
Inicio o Blog Cirrus Stratus apresentando o Boeing 747-8F em escala 1:144 da empresa cargueira Cargolux, sediada em Luxemburgo.
Ocorre que esse kit não existe ainda no mercado! Trata-se, na verdade, do modelo 7010 da Zvezda – 747-8 Boeing delivery. O belíssimo kit da Zvezda tem encaixe preciso e exato. Ao abrir a caixa, me deparei com um modelo bem elaborado em todos os detalhes. Muito bem cortado e correto na escala. Excelente kit!
Ocorre que esse kit não existe ainda no mercado! Trata-se, na verdade, do modelo 7010 da Zvezda – 747-8 Boeing delivery. O belíssimo kit da Zvezda tem encaixe preciso e exato. Ao abrir a caixa, me deparei com um modelo bem elaborado em todos os detalhes. Muito bem cortado e correto na escala. Excelente kit!
A ideia de converter o kit da Zvezda nasceu de uma conversa com um amigo que mora nos Estados Unidos, que além de possuir uma espetacular coleção de kits, é um designer de decalques. Dedico a ele uma área exclusiva no Blog (Sala Vip)! Então ele me forneceu o item mais importante – o decalque. Coube a mim, o desafio de transformar o "upper deck" do 747-8 de passageiros para o formato reduzido do cargueiro, à semelhança dos 747-100 e 200!
A CONVERSÃO
Bom, pesquisei a estrutura da parte frontal de ambas as fuselagens e delimitei a área a ser removida do kit. Cortei com uma serra pequena toda a parte da cabine superior. Então fiz a exclusão de 6,9 cm da parte de passageiros do upper deck, o que corresponde a 9,94 m do avião real. Na sequência, implantei junto à cabine a parte posterior do "upper deck", que faz a forma curva característica da versão cargueira.
Esse procedimento
gerou um espaço vazio na parte que foi destacada para frente na fuselagem. Para
fechar a seção superior da fuselagem, eu criei uma peça em plástico de 1,5mm na
curvatura exata da fuselagem do 747. Etapa difícil e quase intransponível, uma
vez que o plástico nessa espessura e tamanho fica muito rígido. Para curvá-lo
tentei aquecê-lo com secador de cabelos, entretanto, apesar de deixa-lo
flexível, é insuficiente para fazer o arco necessário. Para aumentar a
curvatura, tive que testá-lo em água aquecida. Funcionou satisfatoriamente
apenas com a água quase fervendo. Para proteção, utilizei luvas e pinça para
mergulhar a peça de plástico na água quente.
ATENÇÃO: Caso você
tente reproduzir esta etapa, não o faça sem a supervisão de alguém com
experiência em manuseio de plástico aquecido e jamais sem proteção adequada
contra alta temperatura do plástico e da água. Há grande risco de queimaduras!
Antes de fechar a
fuselagem, colei o verso da fileira de janelas que o kit traz em acrílico nos
espaços internos destinados às janelas de forma que a massa aplicada para
fechar as janelas do kit tivesse uma base firme. Fiz uma caixa de plástico para
armazenar o peso recomendado e assim manter o nariz do modelo na posição horizontal e não
“cabrado”. O peso aqui em questão é munição para armas de ar-comprimido
encontradas nas lojas de pesca! Funciona bem.
A
PINTURA
Após um trabalho
intenso com massa nas janelas e junções, bem como lixamento com um “taco” –
peça rígida utilizada para dar uniformidade na superfície emassada, encontrado
em lojas de plastimodelismo - o kit ficou pronto para a aplicação do primer
cinza.
Nesse momento é
imprescindível muita atenção na superfície lixada, principalmente na peça feita
a mão, uma vez que a menor falha pode aparecer na pintura, sobretudo no verniz.
Então, comecei com a lixa 220, depois 360, 600 e, por fim, 1200. Acredito que a
1200 no final deixa um acabamento mais interessante porque produz uma textura
mais lisa sobre o plástico e destaca o brilho da tinta “gloss” a ser aplicada.
Para atingir o cinza
“Cargolux”, utilizei a tinta X367 (Gray – overcoat with X368 mica) vendida na
loja Hannants.co.uk.
As turbinas do kit são
muito detalhadas e exigem pintura das lâminas do Fan da seção fria, em duas
cores, “flat black” e “steel”, conforme o motor GE.
DECALQUES
Para mim, o melhor da
montagem é a colocação de decalques! Especialmente os decalques aqui
mencionados porque não estão no mercado e representam uma pintura que, em minha
opinião, consiste na mais bela dentre os cargueiros atuais. Na verdade, o autor
do decalque é um grande amigo e um artista. Sua preocupação com detalhes resulta nesse primor. A qualidade do Decalque é impecável, tanto no
que se refere ao fiel encaixe das partes do leme com a fuselagem, bem como no
que se refere às cores. Só uma palavra: espetacular!!!!
A logomarca da
Cargolux deve aparecer branca no leme, então é necessário pintar o fundo de
branco. Eu optei por pintar somente o formato da logo no fundo para evitar que
a tonalidade do vermelho do leme fosse influenciada por um fundo demasiadamente
branco.
E POR
FIM, O ACABAMENTO
Antes do verniz, vedei
a entrada de ar das turbinas.
Após o verniz, a
finalização – colocação dos trens de pouso e profundores.
CRÉDITOS:
Modelo: Zvezda 7010
Decalques: André
Piovan
Montagem do Kit:
Ulysses Falcão
Fotomontagem do modelo
em voo: Ricardo Ferreira
Obra de arte!!! Parabéns pela pagina, Ulysses!!! Bjao
ResponderExcluirMuito obrigado!!!
ExcluirShow de bola!!!
ResponderExcluirObrigado José Geraldo!! Nos próximos dias vou publicar novidades! Espero sua visita.
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